Páginas

Projetos

PROJETO: Salvando uma árvore
PROJETO: CONTINUIDADE DA ESPÉCIE VEGETAL

SALVANDO UMA ÁRVORE


1. Identificação

Nome dos cursistas: Elizete Domingues de Oliveira David,
Maria Carolina Pereira Alves ,
Coracy Maria dos Santos Cardoso e
Gláucia Lourenço de Sousa


Nome da Escola: Mun. Prof. Célia Ricardo e Santos Dumont

Cidade: Firminópolis


Série: 5º ano
Número de alunos: 29
Duração: 10 dias


Professores envolvidos: Elizete, Carolina, Coracy , Gláucia Lourenço
Elza, Maria Edilene, Maria Jose, Marisvânia
Coordenadora: Edilene, Ávila



2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Devido ao crescimento da população e ao uso inadequado dos recursos naturais, muitos problemas ambientais passaram a ser motivo de preocupação nos últimos anos. Apesar de o ser humano saber que a vida do planeta depende de um conjunto de fatores intimamente ligados a suas ações, esse conhecimento parece ser ainda insuficiente para que ele aja de forma racional, evitando os impactos ambientais.
Quando se fala em impacto ambiental a principio imaginamos as alterações causadas por grandes empreendimentos como hidrelétricas e aberturas de estradas, ou mesmo, queimadas provocadas por raios ou pelos ação humana. No entanto, pequenas ações, como jogar um toco de cigarro no chão causam alterações que quando somadas a outras, iniciam a degradação ambiental.
Portanto, diante das atitudes dos alunos em relação principalmente ao uso do material escolar é que se detectou a necessidade de elaborar e desempenhar esse projeto visando a conscientização do futuro cidadão, inclusive com mudanças de hábitos bem como o papel de multiplicador e defensor da natureza.



3. Justificativa

O meio ambiente é essencial à nossa sobrevivência, é a fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para viver. Por isso, os responsáveis pela conservação do meio ambiente somos todos nós. Com o aumento da população mundial, há uma perspectiva de maior demanda por alimentos, por energia e por madeira. No entanto, essas atividades quando não são bem manejadas causam impactos ambientais preocupantes, como desmatamento, compactação/erosão/redução da fertilidade do solo, perda da biodiversidade, poluição das águas, entre outros. A crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade de adoção de atividades sustentáveis e integradas, tanto nos aspectos social, cultural, econômico e ambiental.
Este projeto ainda visa não só a comunidade escolar, mas poderá também ser estendido a outras comunidades. Para que isso ocorra será necessário o envolvimento de novos voluntários, oportunizando uma contribuição significativa para minimizar os impactos prejudiciais que o homem vem causando a natureza.
A escola deve contribuir para desenvolver nos alunos atitudes positivas em relação ao uso racional dos recursos naturais e à possibilidade de reutilização e reciclagem de tudo o que for possível.




4. Objetivo (s)

- Desenvolver a consciência individual e coletiva a respeito da questão ambiental;
- Trabalhar de forma integrada os conteúdos de diferentes disciplinas;
- Identificar formas de desperdícios de recursos naturais, incluindo o desperdício de papel;
- Pesquisar, em diferentes fontes ( internet, livros, etc ), formas de reaproveitamento e de reciclagem do papel,
- Conhecer alguns procedimentos para facilitar o processo de reciclagem do papel;
- Produzir cartazes e folhetos explicativos,
- Desenvolver o sentimento de solidariedade.




5. Conteúdos

- Meio ambiente e sua preservação,
- Vegetação,
-Reciclagem do papel,
- Confecção de materiais a partir de papel reciclado,
- Diferentes gêneros textuais,
- Tabelas e gráficos,
- Solidariedade e respeito a natureza



6. Disciplinas envolvidas
- Português,
- Matemática,
- Ciências,
- Geografia,
- Artes,
- Educação Religiosa.




7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

  • Levantamento do conhecimento previo;
  • Leitura de textos informativos,
  • Apreciação de videos apresentando as etapas da fabricação do papel,
  • Pesquisa de locais onde há desperdicio de papel,
  • Construção de tabelas e graficos a partir de informações
  • Confecção de cartazes e folhetos explicativos,
  • Pesquisa de dados referentes a vegetação do passado e do presente,
  • Seminário e debate a respeito do assunto pesquisado,
  • Técnicas e confecção de papel reciclado,
  • Consturção de trabalhos artisticos com o uso do papel reciclado,
  • Produção de texto




8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

  • Textos informativos,
  • Vídeos,
  • Televisão,
  • Computador/internet,
  • Aparelho de som e microfone,
  • Tela para reciclagem,
  • Livros, jornais, revistas ( para pesquisa e reciclagem )




9. Avaliação e Resultados esperados

Durante todas as etapas de realização do projeto, incentivar os alunos a emitir a sua opinião a respeito de sua participação e de seus colegas.
Deve-se levar em conta o envolvimento de cada aluno, o domínio e ampliação dos conhecimentos trabalhados, os registros, a iniciativa e criatividade, o espírito de cooperação e solidariedade. Ela ainda acontecerá em fichas de acompanhamento, através das quais será possível detectar as falhas e o êxito. Portanto, a mesma ocorrerá de maneira continua e na observação de hábitos dos alunos. O professor pode também proporcionar aos alunos a oportunidade de retomada dos assuntos que não foram bem compreendidos a fim de que as duvidas sejam sanadas e os objetivos alcançados.




10. Referências Bibliográficas





Pcn do meio ambiente
Livros literários: A doença da Terra,
Fiz o que pude,
O planeta azul

Filme:

Preservar e Conservar. É um dever de todos nós.

Preserve o planeta