PROJETO: CONTINUIDADE DA ESPÉCIE VEGETAL
SALVANDO UMA ÁRVORE
1. Identificação
Nome dos cursistas: Elizete Domingues de Oliveira David, Maria Carolina Pereira Alves , Coracy Maria dos Santos Cardoso e Gláucia Lourenço de Sousa |
Nome da Escola: Mun. Prof. Célia Ricardo e Santos Dumont Cidade: Firminópolis |
Série: 5º ano Número de alunos: 29 Duração: 10 dias |
Professores envolvidos: Elizete, Carolina, Coracy , Gláucia Lourenço Elza, Maria Edilene, Maria Jose, Marisvânia Coordenadora: Edilene, Ávila |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Devido ao crescimento da população e ao uso inadequado dos recursos naturais, muitos problemas ambientais passaram a ser motivo de preocupação nos últimos anos. Apesar de o ser humano saber que a vida do planeta depende de um conjunto de fatores intimamente ligados a suas ações, esse conhecimento parece ser ainda insuficiente para que ele aja de forma racional, evitando os impactos ambientais. Quando se fala em impacto ambiental a principio imaginamos as alterações causadas por grandes empreendimentos como hidrelétricas e aberturas de estradas, ou mesmo, queimadas provocadas por raios ou pelos ação humana. No entanto, pequenas ações, como jogar um toco de cigarro no chão causam alterações que quando somadas a outras, iniciam a degradação ambiental. Portanto, diante das atitudes dos alunos em relação principalmente ao uso do material escolar é que se detectou a necessidade de elaborar e desempenhar esse projeto visando a conscientização do futuro cidadão, inclusive com mudanças de hábitos bem como o papel de multiplicador e defensor da natureza. |
3. Justificativa
O meio ambiente é essencial à nossa sobrevivência, é a fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para viver. Por isso, os responsáveis pela conservação do meio ambiente somos todos nós. Com o aumento da população mundial, há uma perspectiva de maior demanda por alimentos, por energia e por madeira. No entanto, essas atividades quando não são bem manejadas causam impactos ambientais preocupantes, como desmatamento, compactação/erosão/redução da fertilidade do solo, perda da biodiversidade, poluição das águas, entre outros. A crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade de adoção de atividades sustentáveis e integradas, tanto nos aspectos social, cultural, econômico e ambiental. Este projeto ainda visa não só a comunidade escolar, mas poderá também ser estendido a outras comunidades. Para que isso ocorra será necessário o envolvimento de novos voluntários, oportunizando uma contribuição significativa para minimizar os impactos prejudiciais que o homem vem causando a natureza. A escola deve contribuir para desenvolver nos alunos atitudes positivas em relação ao uso racional dos recursos naturais e à possibilidade de reutilização e reciclagem de tudo o que for possível. |
4. Objetivo (s)
- Desenvolver a consciência individual e coletiva a respeito da questão ambiental; - Trabalhar de forma integrada os conteúdos de diferentes disciplinas; - Identificar formas de desperdícios de recursos naturais, incluindo o desperdício de papel; - Pesquisar, em diferentes fontes ( internet, livros, etc ), formas de reaproveitamento e de reciclagem do papel, - Conhecer alguns procedimentos para facilitar o processo de reciclagem do papel; - Produzir cartazes e folhetos explicativos, - Desenvolver o sentimento de solidariedade. |
5. Conteúdos
- Meio ambiente e sua preservação, - Vegetação, -Reciclagem do papel, - Confecção de materiais a partir de papel reciclado, - Diferentes gêneros textuais, - Tabelas e gráficos, - Solidariedade e respeito a natureza |
6. Disciplinas envolvidas
- Português, - Matemática, - Ciências, - Geografia, - Artes, - Educação Religiosa. |
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
|
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
|
9. Avaliação e Resultados esperados
Durante todas as etapas de realização do projeto, incentivar os alunos a emitir a sua opinião a respeito de sua participação e de seus colegas. Deve-se levar em conta o envolvimento de cada aluno, o domínio e ampliação dos conhecimentos trabalhados, os registros, a iniciativa e criatividade, o espírito de cooperação e solidariedade. Ela ainda acontecerá em fichas de acompanhamento, através das quais será possível detectar as falhas e o êxito. Portanto, a mesma ocorrerá de maneira continua e na observação de hábitos dos alunos. O professor pode também proporcionar aos alunos a oportunidade de retomada dos assuntos que não foram bem compreendidos a fim de que as duvidas sejam sanadas e os objetivos alcançados. |
10. Referências Bibliográficas
Pcn do meio ambiente Livros literários: A doença da Terra, Fiz o que pude, O planeta azul Filme: Preservar e Conservar. É um dever de todos nós. Preserve o planeta |